Modelo MVC

 

Modelo MVC

O Model-view-controller (MVC) é um modelo de desenvolvimento de Software , “cuidado para não confundir MVC com separação de camadas” pois separação de camadas dizem como agrupar os componentes e MVC diz como os componentes da aplicação interagem.

O modelo isola a lógica da aplicação da interface do usuário (Inserir e exibir dados), permitindo desenvolver, editar e testar separadamente cada parte.

Controllers: São responsáveis por capturar as requisições (requests) enviados pelo usuário. É ele quem interpreta as ações dos usuários, consome os dados do Modelo e decide qual View será apresentada ao usuário. Em uma aplicação Web as ações do usuário podem ser desde cliques em botões ou links, envio de formulários, etc. Processa e responde a eventos, utilizado para filtrar dados do usuário, validação dos dados informados pelo usuário, etc.

Models: Responsável por manter o estado persistente dos dados, permitindo que os controladores tenham acesso as funcionalidades de manipulação desses dados encapsulados pelo próprio modelo.

Views: Responsável por obter os dados do Modelo (ou não) e renderizá-los em forma de conteúdo visual ao usuário, podendo ser um conteúdo HTML, texto, arquivo, objeto JSON, etc.

 

Diagrama fluxo do modelo MVC

Em poucas palavras as requisições (request) são capturadas e interpretadas pelo Controller, e não mais por uma página. Caso o Controller tenha a necessidade de alterar ou obter alguma informação do Model, ele o fará. O seu próximo passo é decidir qual View será enviada. Ao final, a View irá renderizar o conteúdo visual da resposta (response) para o usuário da maneira que achar melhor.

 

ASP.NET MVC

O ASP .NET MVC é baseado no padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller). O padrão MVC fornece uma maneira de separar as responsabilidades de manutenção e apresentação dos dados de uma aplicação em 03 partes: Modelos (Models), Controladores (Controllers) e Visão (Views).

Desde o seu lançamento até a versão 3.5, o ASP .NET era baseado em um padrão arquitetural chamado de Page Controller. Esse padrão determina que as páginas (Default.aspx, por exemplo) são responsáveis por suas próprias ações, tais como manipulação de eventos, processamento da lógica de negócio, renderização do conteúdo visual, armazenamento de estado (ViewState), etc.

O ASP .NET MVC é a resposta da Microsoft em respeito aos padrões atuais de desenvolvimento Web. Ele não é uma evolução ou atualização do modelo WebForms, mas sim um novo modelo construído sobre o Runtime do ASP .NET e disponível para que você tenha uma opção a mais na hora de escolher a melhor solução que se adeque ao seu problema.

 

Referências

1 Blog Repeat do Miau
http://blog.repeatdomiau.com.br/miadas/mvc-uma-breve-introducao-para-programadores-asp-net
2 WikiPédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC
3 Michael Banagouro
http://mbanagouro.net/site/2012/02/09/introducao-ao-asp-net-mvc/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s